Geraldo Filme, nome artístico de Geraldo Filme de Souza (São Paulo, 1927 — São Paulo, 5 de janeiro de 1995), foi um compositor, cantor e militante negro brasileiro.
Também foi conhecido como; "Seu Geraldo", "Geraldão da Barra Funda",
"Tio Gê" (apelido dado pelas crianças), "Corvão" e na infância
de"Negrinho das Marmitas".
Geraldo Filme era filho de Sebastião, natural de Ouro Preto, e Augusta Geralda, nascida em São João da Boa Vista. Ambos contemporâneos aos últimos anos do sistema escravista. Segundo seu registro oficial, Geraldo Filme nasceu em São João da Boa Vista, no interior paulista, no ano de 1928. Contudo, segundo ele próprio afirmou no programa Ensaio da TV Cultura,
ele teria nascido na capital paulista em 1927. São João da Boa Vista ,
foi o local onde ele foi registrado e batizado, por ser a terra natal de
seus pais e familiares de ambos os lados. Na época era bastante comum,
pelo menos entre as famílias negras, batizar e registrar os filhos na
terra de origem da família como se a criança também fosse nativa daquela
terra. Segundo ele a festa de seu batizado durou mais de um dia. O pai
tocava violino, mas foi com a avó que conheceu os cantos de escravos que
influenciaram sua formação musical.
Sua mãe tinha uma pensão nos Campos Elísios e ficou conhecida como
"negra da pensão". Ela fazia marmitas que o menino Geraldo entregava em
toda a região, ficando conhecido como "Negrinho da Marmita". Antes de
ser dona de pensão, a mãe de Geraldo Filme foi empregada domestica de
uma abastada família paulistana. Nessa época ela teve a oportunidade
acompanhar essa família em uma viagem a Londres.
Depois de observar os movimentos sindicais em Londres ela teve a ideia
de fundar o sindicato das empregadas domesticas, classe trabalhista, que
em São Paulo era formado praticamente apenas por mulheres negras. Esse
sindicato deu origem ao grêmio recreativo que deu origem ao cordão
carnavalesco que futuramente iria se transformar na Escola de Samba Paulistano da Glória.
O cantor e compositor Zeca da Casa Verde
foi grande amigo de infância de Geraldo Filme. Devido a forte amizade
entre suas respectivas mães, Geraldo e Zeca,que tinham a mesma idade,
praticamente, foram amigos "de berço" ao ponto de se identificarem como
primos. Na Barra Funda,
bairro vizinho, o pequeno Geraldo Filme e Zeca, seu primo de
consideração, passavam um bom tempo nas rodas de samba e tiririca (capoeira)
que os carregadores e engraxates improvisavam, no Largo da Banana.
Nessa época o samba, assim como muitas das manifestações culturais da
população negra, eram proibidas. De modo que muitas vezes a roda era
interrompida com a chegada da policia.
Aos 10 anos, após ouvir o pai dizendo que em São Paulo não se fazia samba de qualidade como no Rio de Janeiro,
Geraldo Filme compôs seu primeiro samba "Eu Vou Mostrar" com o intuito
de provar ao pai que em São Paulo havia samba de qualidade.
Tanto na infância quanto na vida adulta Geraldo Filme participou da
festa de Bom Jesus de Pirapora onde havia grande participação da
população negra. Discriminados, durante essa festa os negros ficavam
alojados em barracões fora da área urbana. Ali, após a parte religiosa
do evento, eles se divertiam com samba de bumbo
e outras danças então comuns a população negra do sudeste. Certa vez,
quando Geraldo Filme era menino, sua mãe , pagando uma promessa, o havia
vestido de anjo. No entanto o organizador da festa o proibiu de andar
na procissão com outras crianças vestidas de anjo, por ser negro.
Revoltada sua mãe jogou fora as asas e o levou ao barracão onde os
negros faziam suas festas, onde não eram discriminados. Essa ocorrência o
teria marcado ao ponto de na vida adulta, ter servido de inspiração
para o samba "Batuque de Pirapora".
Geraldo Filme foi testemunha participante das antigas manifestações
culturais populares de São Paulo, sobretudo das, então reprimidas
manifestações culturais da população negra. No programa Ensaio, falando
sobre sua juventude ele relatou as rodas de tiriricas, cujos
instrumentos improvisados eram as palmas das mãos, as latas de lixos e
as caixas de engraxar sapato. Ele relatou os bailes que os negros
promoviam nos porões, para driblar as repressões policiais, as Festas de
Bom Jesus de Pirapora, os tamborins artesanais (não havia em São Paulo
nenhuma loja especializada nesse tipo de instrumento) em formato
quadrado cuja armação era de madeira e o coro feito com pele de gato e
que era esticado numa fogueira improvisada com papel de jornal. Relatou
uma época em que o Carnaval
acontecia nas ruas sem intervenção do Estado e era sustentado pelo
gosto da própria população que, informalmente, se organizava. Nos
bairros, por exemplo, enquanto os negros cuidavam da parte musical os
italianos se encarregavam da parte da alimentação.
Geraldo tem o nome ligado à história do Carnaval paulista. Respeitado e querido por todas as escolas, marcou presença na Unidos do Peruche, para quem compôs sambas-enredo, mas é lembrado principalmente por sua ligação com a Vai-Vai.
O samba "Vai no Bexiga pra Ver" tornou-se um hino da escola, e
"Silêncio no Bexiga" homenageia um célebre diretor de bateria da
Vai-Vai, exímio capoeirista das antigas rodas de tiririca e chefe da
torcida organizada do Corinthians, o Pato Nágua assassinado, na cidade de Susano, pelo Esquadrão da Morte. Com o samba-enredo “"Solano Trindade, Moleque de Recife" levou a escola ao título de campeã.
Um grande conhecedor da história de São Paulo, Geraldo pesquisou e compôs o samba Tebas
que conta a história da origem desse termo que significava "o bom" ou
"o melhor" e era muito usado pelos paulistanos no século passado. A
origem desse termo se dá devido a um escravo que conseguiu sua carta de alforria por ser um grande conhecedor de alvenaria e hidráulica, sendo o responsável pela construção das torres da Catedral da Sé
e da canalização dos esgotos da região central da cidade. Foi dele o
primeiro casamento na catedral após a construção das torres. Ele
construiu também um chafariz no centro da cidade. Ambas autorias não são
lembrados pelas autoridades.
Nos últimos anos de vida trabalhou na organização do Carnaval na
cidade de S. Paulo, tornando-se uma referência da cultura negra
paulistana. Um aspecto pouco estudado de sua obra é a releitura do samba
rural paulista ("Batuque de Pirapora", "Tradições e Festas de
Pirapora"), que trazem elementos dos jongos, vissungos e batuques
ensinados por sua avó. Deixou poucas gravações, e boa parte de sua obra
continua desconhecida. O LP “Geraldo Filme”, gravado em 1980, demorou 23
anos para ser lançado em CD (Eldorado, 2003).
Uma importante gravação de cunho documental e histórico, O Canto dos Escravos, com Clementina de Jesus
e Doca da Portela (Eldorado, 1982), também já pode ser encontrada em
CD. A gravação do programa Ensaio, realizada em 1982, é outro documento
valioso sobre Geraldo Filme (SESC/ TV Cultura).
Suas composições podem ser ouvidas em gravações de Beth Carvalho (Beth Carvalho Canta o Samba de São Paulo), Osvaldinho da Cuíca
(História do Samba Paulista), grupo A Barca, entre outros. Existe em
vídeo um documentário sobre sua obra, realizado por Carlos Cortez, uma
coprodução da TV Cultura, CPC-Umes e Birô da Criação. (Ouvir também o
álbum de Plínio Marcos - Nas quebradas do Mundaréu - que mistura a
prosa, contada por Plínio, e o samba, cantado por Geraldo Filme)
terça-feira, 19 de setembro de 2017
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