quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Osvaldinho da Cuíca

 Osvaldo Barro, mais conhecido como Osvaldinho da Cuíca (São Paulo, 12 de fevereiro de 1940[1][2]), é um cantor, compositor, sambista, cuiqueiro, produtor e pesquisador musical brasileiro.
Osvaldo Barro, ou Osvaldinho da Cuíca, como é conhecido, é um dos maiores nomes da história do samba paulistano, já tendo tocado com Adoniran Barbosa, e sido intérprete de samba-enredo da Gaviões da Fiel, quando esta era ainda um bloco.
Foi fundador da Ala dos Compositores da escola de samba Vai-Vai, de São Paulo. No ano 2000 fundou o Cordão Carnavalesco do Ziriguidum, com repertório de tradicionais marchinhas de carnaval.
Em 2007, foi comentarista do desfile as campeãs do Carnaval de São Paulo, na TV Bandeirantes.
Em 24 de outubro de 2007 recebeu das mãos do político Chico Macena a Medalha de Anchieta e Diploma de Gratidão da Câmara Municipal de São Paulo.

Da época em que trabalhava como engraxate – e ficou conhecido por fazer batucadas usando latinhas de graxa e escovas – até receber o título de “Cidadão Samba”, Osvaldinho narra sua história, que se confunde com a trajetória do gênero na capital paulista.
Osvaldo Barro, artísticamente conhecido como Osvaldinho da Cuíca, nasceu na cidade de São Paulo dia 12 de Fevereiro de 1940, é cantor, compositor, cuiqueiro, produtor musical e pesquisador brasileiro. É sem dúvida, um dos mais profundos conhecedores da verdadeira história do Samba paulista.
Foi integrante do grupo Demônios da Garoa, fundador da ala dos compositores da Vai Vai e conviveu com os sambistas mais representativos  de São Paulo, entre eles o Adoniram Barbosa.
Além da sua influência no Samba Paulista, Osvaldinho da Cuíca já teve a oportunidade de tocar com ícones mundiais como Bill Haley, Yoko Ono e recentemente o os Rolling Stones
Em 2013 lançou o CD “O Velho batuqueiro” neste CD Osvaldinho fez a percussão geral, tocou todos os instrumentos de percussão de todas as faixas do disco, uma verdadeira aula do Velho Batuqueiro. O CD foi produzido por Denílson Miller, lançado pela Miller Produções Artísticas e distribuído mundialmente pela Tratore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Délcio Carvalho

Filho de músico - seu pai era saxofonista da banda "Lira de Apolo" -, foi cortador de cana na infância. Começou a cantar em conj...