quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Tantinho da Mangueira

Nascido e criado no Morro de Mangueira, Tantinho ingressou na bateria da escola de samba de sua comunidade aos cinco anos e com 13 já fazia parte da ala dos compositores, na qual conviveu com personagens emblemáticas da localidade como Cartola, Nelson Cavaquinho, Dona Neuma e Nelson Sargento. Como apontado pelo Coordenador Daniel Tavares, "enquanto algumas pessoas falam sobre suas pesquisas sobre o samba, outras falam sobre a sua vida e, com isso, contam a história do samba".

"A minha mãe era baiana da escola. Quando eu tinha cinco anos, a moça que cuidava de mim não pode ir. Quando minha mãe falou para Dona Neuma que não poderia dançar, porque não tinha quem cuidasse de mim, ela me colocou na bateria. Assim comecei a sair na Mangueira", contou Tantinho, que entrou para a ala dos compositores por indicação de Cartola, quando o músico soube que o "garoto" andava compondo sambas.

Em meio a muitas histórias que envolvem desde Mussum a Cartola, Dona Neuma a Padeirinho, ele cantou e tocou músicas de sua composição e partidos altos, sambas caracterizados pelo improviso. Ao final, o Grupo de Percussão do Colégio apresentou uma palinha do que vem ensaiando desde o início do ano.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Délcio Carvalho

Filho de músico - seu pai era saxofonista da banda "Lira de Apolo" -, foi cortador de cana na infância. Começou a cantar em conj...